Presidente da Agência Nacional de Águas abre seminário no Piauí

lEle conduzirá a palestra magna "A Gestão de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacias" no auditório da Justiça Federa

O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, irá abrir oficialmente Seminário Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Parnaíba, onde será discutida a constituição da comissão paritária Pró-CBH do Parnaíba.

Ele conduzirá a palestra magna "A Gestão de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacias" no auditório da Justiça Federa.

O representante da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente, Júlio Tadeu, será o debatedor do tema. Representante das secretarias estaduais do Meio Ambiente do Piauí, Ceará e Maranhão também estarão participando do evento, na próxima terça-feira (4), às 8h.

A comissão pró-comitê está trabalhando no sentido de mobilizar as autoridades dos três estados, afim de garantir maior rapidez na formação do comitê.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, faz parte da comissão que organiza o evento e destaca que vários órgãos e entidades estão envolvidos.

"Já temos confirmados o presidente da ANA, que vai esclarecer pontos importantes para a formação do comitê, bem como representante do Ministério do Meio Ambiente", explica Dalton Macambira.

Em função da necessidade da gestão integrada dos recursos hídricos compartilhados, foi firmado em 2006 o Marco Regulatório envolvendo a Agência Nacional de Águas, o Estado do Ceará e o Estado do Piauí abrangendo as bacias dos rios Poti e Longá.

Fonte: Savia Barreto