Presidente Dilma encerra sua viagem à Turquia; veja foto!

Dilma encerra viagem à Turquia com visita à casa de Erdogan

A presidente Dilma Rousseff (PT) encerrou sua viagem pela Europa realizando uma visita à casa do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, para apresentar suas condolências pela morte de sua mãe ao final de uma visita de dois dias à Turquia. O encontro com o chefe de governo turco era o último compromisso oficial da agenda da presidente brasileira na Turquia. Na sexta, Dilma havia se reunido com o seu colega Abdullah Gül na capital Ancara.

Na reunião, Dilma e Gül assinaram uma declaração conjunta na qual se comprometeram a reforçar as relações entre os dois países nos âmbitos político, comercial, energético e cultural, entre outros. "Turquia e Brasil são dois países importantes em suas regiões e constituem novas vozes nos fóruns internacionais", declarou a presidente brasileira, que se comprometeu a estreitar a colaboração com a Turquia na ONU e no G20.


Presidente Dilma encerra sua viagem à Turquia; veja foto!

No setor comercial, o volume de trocas deve atingir US$ 2 bilhões em 2011, indicou a presidente. Gül estabeleceu como objetivo um volume de trocas comerciais em torno de US$ 10 bilhões "em um prazo muito curto". "As relações turco-brasileiras são sinal de que a distância (geográfica) perde seu sentido quando a vontade política existe", avaliou Gül.

Turquia e Brasil atuaram em conjunto em 2010 sobre um plano para regular a crise nuclear iraniana, mas a proposta foi rejeitada pelos Estados Unidos e pelo Conselho de Segurança da ONU, que adotaram sanções contra o governo de Teerã, suspeito de desenvolver um programa nuclear com fins militares. Dilma encerrou na Turquia uma viagem iniciada segunda-feira em Bruxelas, onde participou da cúpula Brasil-UE, em plena crise no Velho Continente. Ela também foi na quarta-feira à Bulgária, onde se reuniu com as autoridades do país e visitou a cidade de seu pai, Gabrovo.

Fonte: Terra, www.terra.com.br