Presidente Dilma homenageia os atletas dos jogos Pan-Americanos

Presidente Dilma declarou ter “o compromisso de apoiar o esporte”

Em nota divulgada à imprensa, a presidente Dilma Rousseff prestou homenagem neste domingo (26) aos atletas brasileirtos que competiram nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que se encerram nesta noite.

A delegação brasileira terminou a competição em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, com 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze – 161 ao todo. Estados Unidos e Canadá lideraram em primeiro e segundo lugar, respetivamente. Os americanos levaram o ouro em 103 categorias, e acumularam um total de 265 medalhasm incluindo prata e bronze. Já os canadenses, ganharam 78 medalhas de ouro e acumularam um total de 217.

 “Com muito orgulho, faço neste domingo, dia do encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, uma homenagem especial aos nossos atletas que mostraram força e determinação no Canadá”, declarou a presidente na nota. “Nossa alegria se torna ainda maior porque pudemos ajudar a construir o caminho em direção às medalhas”, diz o texto, em referência aos atletas que recebem patrocínio do governo federal.

"Parabenizo a todos que competiram em Toronto e aproveito para desejar boa sorte aos nossos atletas paralímpicos que disputarão, daqui a duas semanas, os Jogos Parapan-Americanos. Recebam meu carinho e o apoio de todos os brasileiros”, conclui o texto, divulgado pela secretarioa de Imprensa da Presidência da República.

Veja a íntegra da nota da presidnete Dilma Rousseff:

Com muito orgulho, faço neste domingo, dia do encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, uma homenagem especial aos nossos atletas que mostraram força e determinação no Canadá.

Nossa alegria se torna ainda maior porque pudemos ajudar a construir o caminho em direção às medalhas.

Dos 141 pódios alcançados pelo Brasil, 121 foram conquistados por atletas e equipes que recebem patrocínio do governo federal.

Mais de 70% da delegação brasileira em Toronto é formada por bolsistas do Ministério do Esporte.

Tenho certeza de que vamos colher ainda mais frutos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem.

Temos o compromisso de apoiar o esporte e temos consciência do seu poder transformador.

Atletas como o nadador Thiago Pereira, que se tornou em Toronto o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos, são exemplos para nossas crianças.

Assim como é louvável a presença dos meninos da Liga de Desenvolvimento de Basquete no time campeão pan-americano. O jovem Isaquias Queiroz, que conheceu a canoagem em sua cidade natal, Ubaitaba, na Bahia, por meio do programa Segundo Tempo, hoje é campeão pan-americano e mundial. As irmãs Lohaynny e Luana Vicente, que ganharam no Canadá a primeira medalha do badminton brasileiro feminino, entraram no esporte por meio de um projeto social na comunidade da Chacrinha, no Rio de Janeiro. Davi Albino, da luta greco-romana, ex-menino de rua, deu um depoimento emocionante ao Portal Brasil 2016 sobre o papel fundamental do Bolsa Atleta para a construção de sua trajetória vitoriosa no esporte.

Saúdo as meninas da seleção brasileira de futebol, que a cada competição internacional dão demonstrações da sua garra e abnegação.

Parabenizo a todos que competiram em Toronto e aproveito para desejar boa sorte aos nossos atletas paralímpicos que disputarão, daqui a duas semanas, os Jogos Parapan-Americanos.

Recebam meu carinho e o apoio de todos os brasileiros.

Dilma Rousseff

Presidenta da República

Fonte: Com informações do G1