Presidente Dilma Roussef chega a Roma para participar da missa de posse do novo Papa

Presidente Dilma Roussef chega a Roma para participar da missa de posse do novo Papa

Solenidade que marcará início do pontificado ocorre na terça-feira (19)

A presidente da República, Dilma Roussef, chegou por volta das 15h45 (11h45 do horário de Brasília) ao hotel Westin Excelsior, no Centro de Roma, perto da Piazza de Spagna. No hotel, Dilma foi recebida com um buquê de flores e disse aos jornalistas: "Vocês sempre firmes, conseguem chegar antes de mim!". Antes de entrar no elevador e subir para seu quarto, ela acenou para as câmeras.

Segundo assessores do Itamaraty e do planalto, Dilma não tem agenda neste domingo. Na segunda-feira (18), deve ter encontros com autoridades, ainda não definidos. Na terça-feira (19), participa da missa que marcará o início do pontificado do Papa Francisco. Ainda não está confirmado se irá ocorrer um breve encontro com o pontífice. A presidente deixará Roma na quarta-feira (20).

Na última quarta-feira (13), após o anúncio do nome do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como novo Papa, o Secretário-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, informou que a presidente enviaria representantes do governo para a cerimônia de posse. No dia seguinte, o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, divulgou que Dilma também vai participar da missa.

Dilma embarcou no avião oficial da Presidência por volta das 22h30 de sábado na Base Aérea de Brasília. Segundo a assessoria, ela foi acompanhada de Gilberto Carvalho e dos ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Educação, Aloizio Mercadante e de Comunicação Social, Helena Chagas.

Devido à ida para Roma, Dilma adiou viagem que faria a Salvador na segunda para conhecer as instalações da recém-inaugurada Arena Fonte Nova. O estádio baiano será utilizado na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014.

Visita do Papa

A presidente divulgou nota oficial na quarta-feira para parabenizar o Papa Francisco. Ela disse que o Brasil, o maior país em número de católicos, "acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano". Ela também lembrou da expectativa dos fiéis com a visita do pontífice ao Rio de Janeiro, prevista para julho.

"Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano", afirmou a presidente. O Papa Francisco deverá vir ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude.


Presidente Dilma Roussef chega a Roma para participar da missa de posse do novo Papa

Presidente Dilma Roussef chega a Roma para participar da missa de posse do novo Papa

Fonte: G1