Presidente do TRE rebate críticas de “terceiro turno” nas eleições do Piauí

Presidente do TRE rebate críticas de “terceiro turno” nas eleições do Piauí

Segundo ele, todas as decisões tomadas pela Corte piauiense foram confirmadas na instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Com 36 prefeitos cassados desde as eleições municipais de 2008, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) contabiliza um dos mais altos índices de cassações da Justiça Eleitoral brasileira. Os números, no entanto, são defendidos pelo presidente do Tribunal, o desembargador Raimundo Eufrásio, que nega a existência de uma disputa em ?terceiro turno? entre candidatos no Judiciário após as eleições.

Segundo ele, todas as decisões tomadas pela Corte piauiense foram confirmadas na instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente ressalta também que a cassação é uma medida extrema, só utilizada quando a ilegalidade do mandato é comprovada. ?Não será necessário cassar todos os prefeitos eleitos e o Tribunal vem inocentando aqueles que não tem prova?, diz.

?A legislação mudou e buscamos que os representantes do povo sejam verdadeiramente eleitos de maneira legítima?, justifica. Eufrásio destaca ainda que as cassações do TRE estão alcançando, principalmente, o viéis econômico. ?O TRE está encontrando outro viéis com essas cassações, o do poder econômico e abuso do poder político, que são vedados para o exercício do mandato?. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte