Presidente Lula indica elaborador do Fome Zero para comandar a FAO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a candidatura de Graziano da Silva

O coordenador da elaboração do Programa Fome Zero do governo federal, José Graziano da Silva, foi indicado o candidato brasileiro para assumir o cargo de Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), nesta sexta-feira. A eleição ocorre no fim de junho de 2011.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a candidatura de Graziano da Silva durante a uma reunião do conselho da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Georgetown, na Guiana. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, os membros presentes mostraram apoio à decisão, que também tem suporte dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Não pretendo que minha candidatura seja a de um país ou de uma região, mas que represente a visão compartilhada de países de todo o mundo de que é possível erradicar a fome a pobreza extrema, através de um desenvolvimento inclusivo e utilizando de maneira sustentável os recursos naturais", afirmou Graziano da Silva.

O candidato concluiu pós-doutorados pela University College de Londres (Estudos Latino-americanos) e pela Universidade da Califórnia em Santa Cruz (Estudos Ambientais). Ex-ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, ele ocupa, desde 2006, o cargo de Subdiretor-Geral da FAO e Representante Regional para América Latina e Caribe, com sede em Santiago.

Fonte: Terra, www.terra.com.br