Processo contra Wilson Martins e Zé Filho deve ser julgado segunda, dia 23

O relator da representação é o juiz Francisco Hélio Ferreira

A sessão judiciária ordinária da próxima segunda- feira, dia 23, no Tribunal Regional Eleitoral, será marcada pelo julgamento da representação eleitoral contra o ex-governador e vice, Wilson Martins (PSB) e Zé Filho (PMDB), referente a processo impetrado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-PI), sob a acusação de arrecadação e gastos ilícitos em campanha de 2010. Ao todo, seis julgamentos estão previstos na pauta da sessão, que marca a volta das atividades após o período de festas carnavalescas.

Vale lembrar que o julgamento já foi adiado três vezes, a última no dia 19 de janeiro, sendo que a punição aplicável aos ex-gestores, caso sejam condenados, poderá torná-los inelegíveis, tendo em vista que atualmente ambos não estão ocupando qualquer cargo eletivo. A ação apreciada no TRE-PI está embasada em um relatório da Polícia Federal, que teria apontado a existência de Caixa 2 na campanha eleitoral, por intermédio da Fundação Francisca Clarinda. As investigações convergiam para o questionamento em torno de R$ 1,5 milhão injetados nas contas da Fundação que não teriam identificação de destino ou origem.

ADVERSÁRIOS – O processo, originalmente, foi iniciado pelo ex-adversário na campanha para o Governo Estadual em 2010, Sílvio Mendes (PSDB), que desistiu após a demora no julgamento, contudo, o MPE-PI resolveu assumi-lo posteriormente. O relator da representação é o juiz Francisco Hélio Ferreira.

Fonte: Francy Teixeira