Prodater pede agilidade na liberação de recursos para o Teresina Digital

A população teresinense está prestes a ser beneficiada com o processo de inclusão digital.

A população teresinense está prestes a ser beneficiada com o processo de inclusão digital. O diretor presidente da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER), Patrick Zveiter Silveira esteve em Brasília para agilizar a implantação do projeto Teresina Digital que disponibilizará acesso gratuito a toda comunidade piauiense.

Na oportunidade o diretor participou de uma audiência com o deputado federal Ciro Nogueira (PP), onde solicitou ao parlamentar agilidade para liberar emendas para o projeto. O projeto já foi encaminhado pela Prefeitura para o Ministério da Ciência e Tecnologia.

?Levar inclusão sócio-digital à toda população é a principal meta do prefeito Elmano Férrer com a criação do projeto Teresina Digital, que permitirá acesso livre e gratuito, à internet, em vários pontos da cidade?, completou Ciro.

No projeto Teresina Digital serão investidos mais de R$ 22 milhões em recursos do Orçamento Geral da União por meio de emenda parlamentar do deputado Ciro Nogueira (no Teresina Digital. De acordo com o diretor presidente da PRODATER, Patrick Silveira, o projeto terá início com a criação da Plataforma de Infraestrutura de Convergência Digital Básica para implantação da rede metropolitana de banda larga.

?Em alguns pontos da cidade, disponibilizaremos o sinal de internet sem fio e qualquer pessoa, com seu computador, poderá utilizá-lo para conectar-se à rede mundial de computadores?, explica Patrick Zveiter Silveira.

Além dos pontos com wireless, a Prefeitura também disponibilizará, nas escolas da rede municipal, computadores com acesso a internet que poderão ser utilizados por toda comunidade nos finais de semana. Durante a semana, o acesso será permitido nos horários que não sejam letivos. Os computadores poderão ser utilizados para pesquisas, acesso de informações em sites governamentais, acesso às redes sociais, entre outras atividades.

O Teresina Digital, também destina-se à modernização da gestão pública, por meio da interligação de todos os órgãos que compõe a administração municipal, como secretarias, postos de saúde e escolas, diminuindo gastos com provedores de serviço e disponibilizando, de forma simplificada, novos serviços e recursos para a população.

Fonte: Ascom