Programa Brasil Carinhoso começa a ser pago em junho

Presidente falou sobre remédios para asma e creches em programa de rádio.

A presidente Dilma Roussef afirmou na manhã desta segunda-feira (4) durante a edição nacional de seu programa de rádio "Café com a Presidenta" que o programa Brasil Carinhoso começa a ser pago em 18 de junho. A iniciativa amplia o Bolsa Família, garantindo uma renda mínima de R$ 70 por cada pessoa das famílias que tenham crianças com até 6 anos de idade. O programa também teve edição especial sobre estiagem veiculada no Nordeste e norte de Minas.

"Nós vamos beneficiar 2 milhões de famílias, tirando-as da extrema pobreza" com o Brasil Carinhoso, afirma Dilma.

A presidente disse que, nesta segunda, começa a distribuição gratuita de remédios para o tratamento da asma na rede Aqui tem Farmácia Popular. "Então, uma mãe, com a receita, pode comparecer a uma das farmácias dessa rede Aqui tem Farmácia Popular e adquirir gratuitamente o remédio para tratamento da asma do seu filho ou filha", exemplifica a presidente. A asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no Sistema Único de Saúde (SUS), diz a presidente, citando levantamento do Ministério da Saúde.

Dilma também diz que, também a partir desta segunda, o governo federal vai criar subsídios para creches públicas e conveniadas criarem vagas, mas não especificou um número. Também vai integrar o Bolsa Família ao subsídio: "Para cada criança do Bolsa Família matriculada, o município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal. Com esse dinheiro extra, a creche vai poder comprar mais brinquedos pedagógicos, fraldas ou até mesmo fazer pequenas reformas para tornar o ambiente mais aconchegante"

Fonte: G1