Projeto de Rejane Dias incentiva música gospel

Atualmente a música gospel movimenta mais de R$ 1 bilhão ao ano no Brasil

Projeto da deputada estadual Rejane Dias, apresentado na manhã de hoje na Assembleia Legislativa, inclui a música gospel entre as manifestações culturais aptas e receberem recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Com a ação, a parlamentar pretende promover os shows e projetos culturais relacionados com as músicas de temáticas cristã.

De acordo com Rejane Dias, a música está contemplada como categoria a receber incentivos da Lei Estadual. “Mas a especificação da música gospel neste rol era necessária por ainda haver preconceito a ela, como se o gospel fosse apenas um louvor para as igrejas, sem profissionalismo, o que até pode causar uma desconfiança ao empresário que quer investir em eventos e projetos desta natureza”, explicou. Para Rejane, a inclusão também dará mais força na aprovação dos projetos no Conselho Estadual de Cultura. O Conselho faz parte do Sistema de Incentivo à Cultura e determina quais projetos serão contemplados pela lei de incentivo e as possíveis fontes dos recursos.

As propostas dispostas e receber os incentivos devem apresentar os respectivos projetos ao Conselho. Os recursos podem ser disponibilizados por meio dos recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura ou de forma direta, por patrocínio ou investimento de empresas locais. As empresas incentivadoras tem o valor cedido à cultura descontando do ICMS. Atualmente a música gospel movimenta mais de R$ 1 bilhão ao ano no Brasil e possui um público de aproximadamente 50 milhões de pessoas.

No Piauí anualmente são realizados dezenas de shows, com presença de milhares de fãs em Teresina e diversas cidades do Estado. As rádios evangélicas também transmitem a música gospel em toda sua programação.

Fonte: Ascom