Projetos de inclusão social entregam mais de 2 mil certificados no PI

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) realiza, nesta quarta-feira (17), a entrega de 2.443 certificados

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) realiza, nesta quarta-feira (17), a entrega de 2.443 certificados aos concludentes dos cursos gratuitos oferecido pelo Caminhão Digital e pelo Caminhão Social, em solenidade realizada às 18h, no Palácio de Karnak.

O curso básico de informática do Caminhão Digital foi oferecido nos bairros Santa Teresa, Vila São Francisco Sul e Ilhotas, beneficiando um total de 1.358 pessoas. Já os cursos de cabeleireiro e corte e costura, oferecidos pelo Caminhão Social, foram realizados nos bairros Cidade Jardim, Parque Piauí e Vila Irmã Dulce, tendo um total de 1.085 concludentes.

?Os cursos dos Caminhões Digital e Social visam a profissionalização dos beneficiários, portanto são uma oportunidade de complementação de renda para as famílias e uma qualificação importante para a inserção destas pessoas no mercado de trabalho?, falou Gilvana Gayoso, secretária da Sasc.

Todos os beneficiados pelos cursos das escolas móveis atendem a critérios como estar em situação de vulnerabilidade social, ter no mínimo 16 anos, ter concluído a 5ª série do Ensino Fundamental. Pessoas com deficiência e adolescentes egressos de medidas da Sasc têm uma reserva de 20% das vagas. Além disso, tem prioridade de inscrição pessoas integrantes de famílias atendidas pelo Bolsa Família.

O Caminhão Digital conta com 5 unidades, 2 atuando no Sul do Estado, 2 na região Norte e 1 na capital. Desde seu lançamento no ano de 2006, o projeto já capacitou mais de 30 mil pessoas em todo o Estado.

Seguindo os moldes deste projeto, foi lançado em 2009 o Caminhão Social, que a cada dois meses capacita 384 pessoas em bairros da capital, com cursos de corte e costura e cabeleireiro. Esta semana foram realizadas inscrições do Caminhão Social no Planalto Ininga.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br