Prorrogado prazo para escolas preencherem o Educacenso

O Educacenso coleta, anualmente, dados individualizados sobre o estudante, o professor, a turma e de cada escola brasileira.

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) receberá até o dia 15 de abril o fechamento do Censo Escolar 2009 de todas as escolas públicas e privadas do Estado. O prazo, que se encerraria dia 5 de abril, foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC), porque muitas escolas deixaram de informar a movimentação e o rendimento de seus alunos.

O censo escolar faz parte do Sistema Educacenso, um programa do Ministério da Educação que fornece informações estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional. O Educacenso coleta, anualmente, dados individualizados sobre o estudante, o professor, a turma e de cada escola brasileira.

Os dados são utilizados na definição e na implementação de programas como: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Fundo de Fortalecimento da Escola; Programa Nacional do Livro Didático; Programa Nacional Biblioteca na Escola; Programa Nacional de Transporte Escolar; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Programa Nacional de Informática na Educação; Programa Nacional de Saúde Escolar, entre outros.

?Sem os dados exatos de quantidade de alunos, turmas, índices de reprovação, evasão, dentre outros, muitas escolas perdem recursos. Porque os valores são calculados com base nesses números. É importante que todas as escolas, principalmente as estaduais e municipais, preencham corretamente o sistema para que seus alunos não fiquem prejudicados?, ressaltou a coordenadora de Estatística da Seduc, Fernanda Araújo.

As informações referentes ao cadastro da escola, de turmas, entre outras, são disponibilizadas na internet. As planilhas eletrônicas fornecem informações sobre o ensino básico, que compreende o ensino infantil (creche e pré-escola), fundamental (8 ou 9 anos), médio (médio, integrado ou normal/magistério), Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamental e médio e a educação especial. Até 31 de março, 99,35% das escolas da rede pública (municipal, estadual e federal) já preencheram os dados solicitados pelo sistema Educacenso 2009.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br