PSDB diz que acionará PGR em razão de mensagem de Dilma a servidores

Líder do partido na Câmara diz que "carta" configura "abuso de poder". Planalto divulgou "mensagem"; segundo Presidência, envio foi por e-mail.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), anunciou por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (25) que acionará a Justiça Eleitoral e a Procuradoria-Geral da República em razão de uma mensagem de fim de ano enviada pela presidente Dilma Rousseff a servidores públicos federais.

Na nota, Sampaio afirma que a presidente enviou uma "carta" aos servidores, diz que "nenhum outro candidato" tem acesso aos endereços dos funcionários públicos e que, por isso, a iniciativa se caracteriza como "abuso de poder".

"Nenhum outro candidato teria acesso aos endereços de todos os funcionários públicos federais para poder enviar correspondências natalinas similares ? competindo assim, ainda que também de forma ilegal e extemporânea, em igualdade de condições por sua promoção pessoal", diz Sampaio na nota.

O Blog do Planalto, um dos canais de comunicação da Presidência da República, informou na última segunda-feira (23) que a presidente enviou uma "mensagem de fim de ano" aos servidores. Nesta quinta (26), a Presidência da República informou que o envio foi por meio eletrônico, por email.

De acordo com a nota do PSDB, Sampaio vai protocolar na sexta-feira (26) representação ao procurador-geral da República para que verifique se houve crime contra a administração pública e ato de improbidade administrativa. À Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, o deputado pretende propor uma ação judicial de investigação eleitoral. Ele disse que também pedirá à Secretaria Geral da Presidência que informe "quem pagou as despesas com a confecção e envio da correspondência".

No texto divulgado segunda-feira pelo Blog do Planalto, a presidente deseja feliz Natal aos servidores e diz que eles são os responsáveis por prestar "serviços de qualidade para toda a população", que tornam possíveis "os avanços e conquistas recentes".

A presidente afirma ainda que os servidores públicos amparam o "otimismo" que ela manifesta "com o presente e o futuro do Brasil".

"Asseguro que os servidores públicos brasileiros encontrarão sempre da Presidenta da República o reconhecimento de seu papel relevante e indispensável e a profunda admiração pelo trabalho que realizam", escreveu.

Fonte: G1