PSDB e DEM decidem apoiar petista à presidência da Câmara

PSDB e DEM decidem apoiar petista à presidência da Câmara

Os líderes João Almeida (PSDB-BA) e Paulo Bornhausen (DEM-SC) declararam apoio a Maia

As lideranças do PSDB e DEM, dois principais partidos de oposição na Câmara dos Deputados, anunciaram nesta quarta-feira apoio ao candidato do PT à presidência da Casa, deputado federal Marco Maia (RS). A eleição para o cargo será em fevereiro.

Os líderes João Almeida (PSDB-BA) e Paulo Bornhausen (DEM-SC) declararam apoio a Maia afirmando que, assim, estão respeitando a proporcionalidade das bancadas. "A nossa posição fortalece o parlamento e a oposição", disse Bornhausen, afirmando que o apoio do DEM é institucional, ou seja, abrange toda a bancada.

Além do PSDB e do DEM, Maia já tem o apoio do PMDB, partido com o qual acertou a manutenção da política de rodízio - o que significa que o PT comandará a Câmara no biênio 2011-2012 e o PMDB nos dois anos seguintes. As duas legendas serão as maiores da Câmara na legislatura que assume a partir de 2011.

Maia, que recebeu os líderes em seu gabinete, disse que irá falar com todos os partidos da Câmara em busca de apoio. "Este é um primeiro passo para confirmar o que foi o resultado das urnas", afirmou.

Bornhausen confirmou que o DEM trabalhará para consolidar o apoio dos demais partidos. Segundo os líderes da oposição, o respeito à proporcionalidade também se dará na composição dos demais cargos da mesa diretora da Câmara.

Fonte: Terra, www.terra.com.br