PT completa 34 anos focado na reeleição de Dilma

Embora não tenha se pronunciado ainda sobre as eleições, as pesquisas apontam que, se fosse hoje, Dilma seria eleita no primeiro turno

O PT completa amanhã, segunda-feira, 34 anos focado na reeleição da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro. Para comemorar o aniversário do partido, o PT convocou um ato nacional em São Paulo em que espera a presença de mais de 2.500 filiados da legenda e deve contar com a presença de Dilma.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos fundadores, não participará do evento porque estará em Nova York, onde se reúne com o ex-presidente americano Bill Clinton, informou hoje o Instituto Lula.

Segundo o presidente do PT, Rui Falcão, o partido aproveitará o encontro da segunda-feira para realizar uma "chamada à militância" para participar da reeleição de Dilma.

"Vamos aproveitar este momento para fazer uma chamada aos diretórios dos diferentes estados e municipais para promover debates, comícios, encontros, festas e jantares para celebrar os 34 anos de nosso partido, os 11 anos da conquista de nosso governo e para transformar esse momento em uma corrente nacional a favor da reeleição de Dilma", afirmou Falcão.

O presidente do PT, reeleito em novembro com cerca de 70% dos filiados, alertou que o ato não representa o lançamento da campanha de Dilma, como tinha dado a entender há algumas semanas.


PT completa 34 anos focado na reeleição de Dilma

Embora não tenha se pronunciado ainda sobre as eleições, as pesquisas apontam que, se fosse hoje, Dilma seria eleita no primeiro turno. Ela tem cerca de 50% das intenções de voto, e nenhum de seus possíveis adversários supera os 20%, exceto Marina Silva (PSB), que teria quase 25%.

O PT foi fundado em um colégio de São Paulo em 10 de fevereiro de 1980, em plena ditadura militar, por um grupo de intelectuais, operários e militantes de esquerda. Vinte e dois anos depois o PT chegou ao poder com Lula, que foi reeleito em 2006 e conseguiu eleger sua sucessora, Dilma, em 2010.

Fonte: Terra