PTB estadual afirma que manterá aliança com a base mesmo com decisão nacional contrária

JVC garantiu também que, mesmo que a decisão nacional seja a de aliança com o PSDB, os diretórios estaduais são livres para escolherem suas coligações

O senador João Vicente Claudino (PTB), que é vice-presidente nacional do partido, afirmou que a decisão dos petebistas em manter a aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT), em âmbito estadual prevalece. Os rumores são de que o PTB nacional decidiu que apoiará José Serra nas eleições presidenciais deste ano.

A informação teria sido repassada pelo ex-ministro José Dirceu durante um encontro com lideranças petistas em Brasília, que afirmou que o próprio presidente do PTB, Roberto Jeferson, já havia comunicado a decisão para o governador paulista. Em viagem pelo interior do Estado, desde a última segunda-feira, JVC informou que ainda não houve uma reunião formal do partido para a definição desta questão.

João Vicente garantiu também que, mesmo que a decisão nacional seja a de aliança com o PSDB, os diretórios estaduais estão livres para escolherem suas coligações. A opinião do senador foi concensuada pelo vice-prefeito de Teresina, Elmano Ferrer (PTB). ?O PTB é dividido em âmbito nacional. Nos Estados do Sul e Sudeste, é com o PSDB, enquanto os do Norte e Nordeste, com o PT. Até agora, em nível estadual, permanecemos com a base aliada?, garante Elmano.

Questionado se o PTB já teria elaborado um plano de governo caso o prefeito Silvio Mendes saísse da prefeitura para uma candidatura a governo do Estado, o vice-prefeito tentou desconversar, mas acrescentou que a Prefeitura já tem um plano de governo que deverá ser executado até 2010. ?E eu participei da elaboração do plano?, frisa.

Elmano, entretanto chegou a falar que ?faria tudo para não assumir o cargo de prefeito da capital?, mesmo reconhecendo que, a frente da prefeitura, o PTB ganharia ainda mais força no pleito eleitoral. ?Teresina é com certeza um reduto eleitoral importante?, assumiu. (M.M)

Fonte: Mayara Martins