Todos os recursos de candidatos do 2º turno estão julgados, diz TSE

Todos os recursos de candidatos do 2º turno estão julgados, diz TSE

Segundo presidente do tribunal, não há risco de resultado da eleição mudar. Quase 32 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo em 50 cidades

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou neste sábado (27) que já foram julgados pelo tribunal todos os recursos de candidatos que participam do segundo turno das eleições municipais.

Haverá segundo turno neste domingo (28) em 50 municípios de 20 estados, nos quais votarão quase 32 milhões de eleitores. Alguns candidatos tinham contra si pedidos de indeferimento das candidaturas e recorreram ao TSE.

"Todos os recursos que aqui chegaram relativos a esses candidatos, que vão disputar o segundo turno amanhã, já tiveram uma decisão do TSE. Alguns ainda entraram com embargos, que são depois da decisão dada e depois de terem sido levados ao plenário, mas já com uma resposta judicial oferecida no TSE", explicou a ministra.

Segundo ela, por conta disso, o resultado das eleições municipais, neste domingo, "não corre o risco de mudar".

"Mas corre o risco de ter alguma ação superveniente, ou algum recurso que nós não podemos ainda prever. Mas, relativamente aos [candidatos] do segundo turno, os ministros priorizaram justamente para que fosse tudo resolvido", afirmou Cármen Lúcia.

Na avaliação da ministra, o segundo turno pode ser mais tenso devido à polarização do debate entre apenas dois candidatos. "Há pessoas que não votaram querendo votar. Há um acirramento maior de ânimos", declarou a ministra.

A presidente do TSE deu uma recomendação azos eleitores: "Sempre escolha o que você quer. Procure saber o que você quer da vida, porque é você que está fazendo a vida. Ele [o eleitor] é livre e responsável".

Fonte: G1