Rede Brasil Rural será lançada neste semestre

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) quer lançar ainda neste semestre, no Piauí, a Rede Brasil Rural (RBR)

20/02/2012 - 13:00
Wellignton Dias (PT-PI)
Wellignton Dias (PT-PI)
Foto: Pedro França

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) quer lançar ainda neste semestre, no Piauí, a Rede Brasil Rural (RBR). O senador Wellington Dias (PT-PI) convidou o ministro Afonso Florence para a programação a ser realizada no Estado, em data a ser definida.

A RBR é uma ferramenta criada para auxiliar os agricultores familiares na compra de insumos e na venda de seus produtos, que inclui um site, que pode ser acessado pelo portal do MDA ou diretamente em www.redebrasilrural.mda.gov.br , e exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares. A partir do momento que fazem parte da Rede, eles podem comprar insumos como sementes, máquinas e equipamentos.

A rede tem a cooperação do BNDES como agente financiador, e conta ainda com a parceria dos Correios, que é responsável por toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores quanto para os clientes destes.

O cadastramento das cooperativas na Rede Brasil Rural, que ocorre desde 13 de dezembro de 2011, se dará até 5 de março deste ano. A partir do dia 6 março, a RBR estará disponível para todos os usuários. “O objetivo da Rede é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar”, disse o ministro Florence.

As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos insumos, reduzindo o custo de produção e tornando o produto final dos agricultores mais competitivo. A rede poderá ser acessada ainda por potenciais clientes, que contarão, assim, com um canal de compras mais eficiente para a aquisição de produtos da agricultura familiar.

FONTE: Savia Barreto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ver mais+

DEIXE SEU COMENTÁRIO

voltar para o topo