Rede cegonha será corrente de cuidados a gestantes, diz Dilma

Rede cegonha será corrente de cuidados a gestantes, diz Dilma

Presidente falou de programa em seu semanal "Café com a Presidenta".

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em seu programa semanal ?Café com a Presidenta?, nesta segunda-feira (28), que o Rede Cegonha irá funcionar como uma ?corrente de cuidados especiais? a gestantes. O programa será lançado nesta segunda, em Belo Horizonte.

?Um país só pode ser medido pela atenção que dá a suas mães e a suas crianças. O Rede Cegonha é um programa que vai dar atendimento à mulher do início da gravidez até o segundo ano de vida do bebê. Vamos agir bem cedo, porque o futuro de uma criança começa muito antes do seu nascimento, começa na qualidade da vida da mãe, nas condições da gravidez e nas condições do parto?, disse.

Segundo a presidente, R$ 9 bilhões serão investidos, até 2014, para o atendimento integral à gestante. O dinheiro será aplicado na construção de uma rede ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho será feito em parceria com os estados e municípios do país.

?No momento em que uma mulher chegar a uma unidade de saúde informando que está grávida ou suspeitando de gravidez, ela entrará imediatamente em uma corrente de cuidados especiais. A gestação será confirmada ali mesmo, com um teste rápido, sem perda de tempo, para começar o pré-natal no primeiro contato com a gestante", afirmou Dilma.

O Governo Federal irá garantir, segundo a presidente, recursos para o transporte da gestante até consultas e exames recomendados, se for preciso.

?Para a gestante comparecer a todas as consultas previstas, vamos dar a ela um vale-transporte. Ao final do pré-natal, se ela tiver cumprido todas as consultas recomendadas, irá receber um vale-táxi para ir para a maternidade", disse.

Fonte: g1, www.g1.com.br