Rejane cria discussão sobre o Estatuto da Pessoa com Necessidades Especiais

Rejane cria discussão sobre o Estatuto da Pessoa com Necessidades Especiais

A expansão do projeto irá contemplar as cidades de Bom Jesus, Parnaíba, Floriano e Picos

Está marcada para amanhã no Atlantic City uma discussão sobre o projeto de criação do Estatuto da Pessoa com Necessidades Especiais, a partir das 20h. O evento, que vai discutir também sobre o programa Viver sem Limites, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, contará com a participação da deputada estadual Rejane Dias(PT-PI), do secretário nacional Antonio José, do senador Wellington Dias(PT) e da deputada federal Rosinha da Adefal(PT-PR).

Segundo a deputada Rejane Dias, a ideia é levar o projeto para outros municípios do Piauí. Inicialmente, no contexto de expansão do projeto ela cita como contempladas as cidades de Bom Jesus, Parnaíba, Floriano e Picos, por meio de audiência públicas. ?Nós precisamos consultar o povo e deixar que todos, tantos os deficientes com familiares quanto as entidades, possam contribuir com essa matéria?.

Novembro é o prazo dado pela deputada para compilação de todos os dados acerca do estatuto, que entrará sob forma de lei na Assembleia Legislativa do Piauí.

?O que nos motivou a propor um estatuto como este é que nós temos muitas leis interessantes, mas são leis soltas. A ideia é que a gente possa organizar e compilar todas essas leis num projeto como esse de forma semelhante ao estatuto par o idoso?.

A intenção do projeto é criar uma cartilha para que a pessoa possa identificar os direitos que tem na Saúde, Educação, Segurança, acessibilidade, com empregabilidade, e demais políticas setoriais.

?Quem ganha é o povo do Piauí e mais especificamente aqueles que mais precisam?, encerra.

Fonte: Denison Duarte