Rejane Dias vai levar reivindicações de estudantes de medicina à ministro

Rejane Dias vai levar reivindicações de estudantes de medicina à ministro

Uma das principais pautas da categoria é a criação de um plano de carreira

Estudantes de medicina de quatro universidades de Teresina que realizaram protesto na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa, contra o Programa Mais Médicos, do governo federal. A deputada estadual Rejane Dias (PT) recebeu uma comissão dos manifestantes, que prometeu entregar uma lista de reivindicações para ser encaminhada ao Ministério da Saúde, em Brasília.

?Temos uma boa relação com o ministro Alexandre Padilha (PT-MG) e vamos levar esta proposta. O governo está fazendo o possível garantir médicos no interior, levar o atendimento em saúde aos centros populacionais sem qualquer atendimento. Mas os estudantes contestam vários pontos da proposta governamental. Vamos discutir e encontrar a melhor solução sem perder o objetivo: garantir atendimento no interior?, comentou a parlamentar.

Uma das principais pautas da categoria é a criação de um plano de carreira, que poderá garantir mais segurança ao trabalho do médico no interior e aumentar a presença dos profissionais brasileiros em localidades distantes. ?Além da total falta de estrutura, hoje o médico trabalha e nem sempre recebe do prefeito da cidade. Isso afugenta os médicos destes municípios?, argumentou o estudante Wilton Filho.

Na segunda-feira será realizada uma audiência pública para ouvir os estudantes de medicina sobre o Programa Mais Médicos. O encontro acontece no Cine Teatro da Assembleia, às 9h.

Fonte: Assessoria