Renan Calheiros viajou com Temer para a China após impeachment

Presidente da Câmara assume Presidência com viagem de Temer à China

Até o início da noite, integrantes do Palácio do Planalto ainda estavam surpresos com a articulação feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, para manter a habilitação de Dilma Rousseff para cargos públicos.

“Talvez o Michel Temer consiga entender o gesto de Renan depois de 36 horas no ar”, disse um auxiliar numa referência ao fato de Renan ter embarcado com Temer para a viagem à China.

Temer embarcou na noite de quarta-feira (31), em direção à China onde participará, nos próximos dias 4 e 5 de setembro, em Hangzhou, da Cúpula de Líderes do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo.

Embora a viagem de Temer só tenha sido confirmada oficialmente nesta quarta, a equipe do presidente já estava no país asiático desde os últimos dias organizando a agenda que ele terá em Hangzhou.

Image title

Presidente interino, Maia trabalhará no Planalto nesta quinta, diz assessoria

A assessoria do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou na noite desta quarta-feira (31) que ele trabalhará no Palácio do Planalto nesta quinta. O deputado assumiu a Presidência da República interinamente com a viagem do agora presidente efetivo Michel Temer à China.

Com isso, o vice da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), voltará ao comando da Casa, até que Temer retorne ao Brasil.

Pela Constituição, o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória e assume a Presidência da República na ausência do vice-presidente.

Em razão do impeachment de Dilma Rousseff, aprovado nesta quarta pelo plenário do Senado, o país não tem mais um vice-presidente e, por isso, o presidente da Câmara passou a ser o primeiro na linha sucessória. Maia afirmou a jornalistas que presidirá de forma interina com muita "discrição".

"Esse é o perfil que o Brasil precisa, pessoas centradas, equilibradas e que colaborem com a democracia brasileira", disse o presidente da Câmara. 

Fonte: Com informações do G1