Representantes da Prefeitura de São Luís vem a Teresina para conhecer o Shopping da Cidade

Representantes da Prefeitura de São Luís vem a Teresina para conhecer o Shopping da Cidade

Gestores de São Luís querem contruir um espaço semelhante em São Luís

A fiscalização do espaço urbano e do comércio informal de Teresina deverá ser intensificada pela Prefeitura nos próximos meses. O prefeito de Teresina, Firmino Filho, esteve reunido com Arthur Guimarães, secretário adjunto de fiscalização da Prefeitura de São Luis, no Maranhão, para trocar experiências administrativas.

Arthur Guimarães explicou que veio a Teresina a pedido do prefeito de São Luis para conhecer a experiência do Shopping da Cidade, implantado pela Prefeitura de Teresina. ?O Shopping da Cidade é uma referência no Nordeste em reorganização do comércio informal. Em São Luis temos esse problema com ambulantes e viemos conhecer a experiência de Teresina, para implantarmos também em São Luís, reorganizando nosso centro?, comentou, acrescentando que ficou animado com o que viu em relação ao modelo de cadastramento, gestão e participação dos ambulantes em todo o processo.

O prefeito Firmino Filho explicou que a experiência do Shopping da Cidade é considerada exitosa porque os ambulantes foram envolvidos em todas as discussões. ?O Shopping da Cidade é uma experiencia bem sucedida em todos os sentidos. Houve uma discussão envolvendo todos os agentes. Hoje é um exemplo de organização do comércio informal da capital?, pontuou.

Já o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, explicou que o prefeito Firmino Filho determinou que fosse feito um estudo para verificar a possibilidade de implantar, no âmbito da administração municipal, uma carreira de fiscalização de serviço público. ?O prefeito pediu esse estudo e estamos conhecendo essa experiência de São Luis, que tem uma carreira de fiscalização do serviço público. A ideia é fortalecer a fiscalização reguladora do espaço urbano?, explicou.


Representantes da Prefeitura de São Luís veem a Teresina conhecer o Shopping da Cidade

Em São Luis foi instituído um órgão denominado Blitz Urbana, que é responsável pela fiscalização da legislação urbanística da cidade. A pasta é responsável por verificar o cumprimento de leis como a Lei de Zoneamento, Plano Diretor e ainda do Código de Postura do Município. A proposta da Prefeitura de Teresina é conhecer a legislação da cidade maranhense e readequar à necessidade da capital piauiense.

Os representantes da Prefeitura de São Luís visitaram as instalações do Shopping da Cidade e participaram também de uma apresentação sobre o projeto do Shopping, feita por Carmem Neudélia, da secretaria executiva da capacitação de recursos da Semtcas, da Prefeitura de Teresina. Também participaram da apresentação representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes e do Sindicato dos Ambulantes de São Luís.

Carlos Cunha, representante da Associação dos Ambulantes de São Luís, que trabalha há 31 anos no ramo de calçados e já morou em Teresina, onde trabalhava no calçadão da Simplício Mendes, ficou impressionado com a organização do Shopping da Cidade. "Eu já morei aqui em Teresina e trabalhei muito tempo como ambulante, mas fui embora antes da construção desse espaço. Agora voltei aqui para conhecer de perto e revi vários amigos, que estão muito bem de vida por conta do aumento das vendas depois que foram transferidos para cá. Queremos muito que lá em São Luís possa ser construído um espaço como esse, pois sei que vamos ser muito beneficiados, como os comerciantes daqui estão sendo. O Shopping da Cidade de Teresina é um sucesso", finalizou.

Fonte: Portal Meio Norte