Rio: Governo publica portaria que antecipa benefícios

Serão atendidos com a medida moradores de Bom Jardim, Sumidouro, Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Nova Friburgo

O governo federal publicou portaria na edição desta quinta-feira do Diário Oficial que autoriza a antecipação em um mês do pagamento de aposentadorias e pensões para vítimas da chuva na região serrana do Rio de Janeiro. A medida entra em vigor hoje.

Serão atendidos com a medida moradores de Bom Jardim, Sumidouro, Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Nova Friburgo. A carência será de dois meses e o valor será descontado ao longo de 36 meses.

A medida foi anunciada na quarta-feira pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, durante a posse do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild. Segundo Hauschild, mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas com a medida. Serão antecipados 145.605 benefícios, no valor de R$ 114 milhões.



Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Fonte: Terra, www.terra.com.br