Robert Rios é cassado e deputados criticam a Justiça Eleitoral

O deputado já recorreu da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

O deputado estadual Robert Rios (PC do B) anunciou ontem na tribuna da Assembléia Legislativa que teve seu mandato cassado pela juíza eleitoral da comarca de Demerval Lobão, Maria da Paz Sousa por propaganda fora do prazo. Além da cassação, Robert foi penalizado a pagar uma multa de 30 mil UFIRs e teve os direitos políticos suspensos por três anos. O deputado já recorreu da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

De acordo com o parlamentar, ele foi informado do processo na última quinta-feira, através de um jornalista e não foi chamado para se defender antes da decisão da magistrada. ?Me sinto brutalizado. Um juiz do interior precisa entender o processo eleitoral e estar preparado. Ela está equivocada?, frisou. Robert explica que esteve em uma festa de comemoração ao Dias das Mães, em 18 de maio 2008 em Demerval Lobão, fez um discurso e deu ?dois beijos em duas mães que estavam lá?.

Rios acredita que a cassação é motivada por motivos políticos ocultos e revela que a juíza é casada com o ex-vice-prefeito de Teresina, Miranda Dantas, o que poderia ter, segundo ele, ?deturpado? a decisão jurídica. ?Parece que os tucanos não gostaram da minha volta para a Alepi. Isso é uma molecagem?, insinuou, acrescentando que buscará saber que regras deve seguir para não colocar seu mandato em risco, aparecendo no rol dos políticos com ficha suja. ?Deputado pode sair de casa? Ir para formatura? E em enterro, pode fazer discurso??, questionou.

REAÇÃO- O pronunciamento de Robert recebeu apartes de dez deputados que estavam em plenário, todos em solidariedade ao parlamentar, com duras críticas à Justiça Eleitoral piauiense. O deputado Cícero Magalhães (PT), criticou a Justiça Eleitoral e disse que está tendo uma ?paranóia? contra os políticos. Já o deputado Kléber Eulálio (PMDB) destacou que, desde a cassação do ex-governador Mão Santa (PSC), a maioria das eleições realizadas no Estado termina no TRE-PI, enquanto Antônio Félix (PPS) frisou que ?cassar político dá mídia?. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte