Rosário Bezerra diz que reforma política ignora cota de mulheres

A reforma praticamente ignora a conquista dos 30% das minorias.

Com o objetivo de discutir sobre a reforma política, alianças com outros partidos e eleições 2016, foi realizado, neste sábado (09), o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, no auditório do Centro Artesanal Mestre Dezinho, em Teresina.

Durante o evento, o voto distrital e a cota para mulheres no parlamento foram pontos fortes de discussão. De acordo com a vereadora Rosário Bezerra, a reforma política está ignorando o espaço feminino nas cadeiras parlamentares.

“A reforma praticamente ignora a conquista dos 30% das minorias, inclusive mulheres. A participação das mulheres é visível no Poder Legislativo e tem que ser considerado dentro da reforma. Precisamos ficar atentos a isso”, ressalta Rosário Bezerra.

Para a senadora Regina Sousa, a luta das mulheres é essencial na política e a reforma política precisa ser debatida entre todos os parlamentares, inclusive com mulheres. “Nós somos vocacionadas para ser candidatas. Se a reforma política, da forma como está, for aprovada, será difícil eleger mulheres. Nós somos o avanço de uma parte trabalhadora da sociedade”, afirma.

O evento contou com a participação do presidente municipal do PT, José Esmerindo, o secretário de Planejamento do Estado, Antônio Neto, vereadores e militantes.


Fonte: Assessoria