Roseana Sarney: "Dilma é esperança de dias ainda melhores"

Roseana disse que já está com saudades de Lula e que vai convidar Dilma para visitar o Maranhão

A governadora reeleita do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), comemorou a vitória de Dilma Rousseff (PT) ainda na noite de domingo (31). Ela explicou que Dilma havia pedido a manutenção da votação do 1º turno e os maranhenses ampliaram. A candidata do PT venceu em todas as 217 cidades do Estado, atingindo um percentual de 79,09%.

Roseana Sarney disse que já está com saudades de Lula e que vai convidar Dilma para visitar o Maranhão. A peemedebista iria pessoalmente cumprimentar a presidente eleita nesta segunda-feira (1), em Brasília, mas teve que adiar a viagem porque o marido dela está doente.

A governadora conversou com o Terra sobre a eleição da primeira mulher presidente do Brasil.

Terra - Como a senhora analisa a vitória de Dilma Rousseff?

Roseana - A eleição de Dilma Rousseff significa que o Brasil quer dar continuidade aos projetos e ações realizados pelo governo Lula, que transformaram o País do ponto de vista social e econômico.

Terra - O que significa a vitória de Dilma Rousseff para o Maranhão?

Estamos felizes pela vitória da Dilma, pois, para o Maranhão, representa a esperança de dias ainda melhores para o povo, que confiou nas suas propostas e a elegeu com uma margem de 79% dos votos, uma das maiores do País.

Terra - Quais os projetos do governo federal que a senhora espera dar continuidade em sua gestão?

Com Dilma na presidência, os grandes projetos em implantação no Estado, como a Refinaria Premium, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I e PAC II), envolvendo saneamento básico, recuperação de rodovias, ampliação e modernização do Itaqui (porto), e os investimentos em gás e petróleo, terão continuidade e serão prioridade. Eu e Dilma trabalharemos juntas para que o Maranhão se desenvolva e gere novas oportunidades para sua gente.

Terra - A senhora teve uma grande atuação no governo Lula. O que a população maranhense pode esperar do relacionamento da governadora do Maranhão com a presidente da República?

A população maranhense pode ter a certeza que eu e Dilma, assim como foi com o presidente Lula, com quem tivemos a oportunidade de trabalhar, como líder de seu governo no Senado Federal, parceria que consolidou quando assumimos o Governo do Estado, trabalharemos em sintonia e compromissadas com o Brasil e o Maranhão.

Terra - E como fica a atuação do seu grupo político no governo Dilma?

O nosso grupo político, que sempre esteve com o presidente Lula, também marchará junto com Dilma para que ela faça um grande governo para os brasileiros.

Terra - A senhora foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro, em 1994, o que significa agora a eleição de uma mulher para governar o Brasil?

A eleição de Dilma como a primeira mulher presidente do Brasil significa que o País amadureceu e confia na capacidade feminina de comandar não só um ministério, mas um país continental como o Brasil. Tive o privilégio de ser a primeira mulher no País a governar um Estado, nas eleições de 1994, contribuindo para que outras mulheres também se elegessem, ascendendo sua participação na política nacional.

Terra - A senhora se prepara para o seu 4º mandato de governadora do Maranhão. O que podemos esperar desta nova administração?

Bom, quanto ao Maranhão, temos trabalhado para estruturar o governo de forma mais técnica, mais assertiva e alinhado cada vez mais com o momento de desenvolvimento pelo qual passa o Estado. Esses últimos meses do ano são fundamentais para o ajuste necessário nas Secretarias e órgãos da administração pública. Acabamos de ter o orçamento aprovado na Assembleia Legislativa e agora é arregaçar as mangas, trabalhando muito para que possamos assegurar todos os projetos com recursos do Estado, os projetos que virão com as empresas que estão sendo implantadas aqui e os recursos que virão para programas, obras e projetos com o apoio do Governo Federal. O Maranhão precisa e terá todo o empenho de uma equipe comprometida com as melhorias dos nossos indicadores sociais, com a qualidade de vida dos maranhenses.

Fonte: Terra, www.terra.com.br