Rotary recebe homenagem na Assembléia

Rotary recebe homenagem na Assembléia

O Rotary International comemora hoje, 23 de fevereiro, 105 anos de existência

O Rotary International comemora hoje, 23 de fevereiro, 105 anos de existência. A organização foi fundada em 1905 pelo americano Paul P. Harris e conta com mais de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 200 países, formando mais de 32 mil Rotary Clubs.

O Distrito 4490, que inclui os clubes do Piauí, Maranhão e do Ceará foi homenageado hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). A cada ano é eleito um governador distrital e neste ano o médico radiologista piauiense Pedro Augusto Martins é o atual governador. A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual e ex-governador Antônio Uchôa. O presidente da casa Themístocles Sampaio Filho e o deputado Valério Carvalho (PDT) também participaram.

O presidente da ALEPI colocou a TV Assembleia à disposição do Rotary para divulgação das ações e projetos humanitários dos clubes que envolvem o Distrito 4490. Muitos companheiros rotarianos, ex-governadores (chamados EGDs) e presidentes de clubes estiveram hoje na ALEPI para a sessão.

O Rotary é uma entidade formada por líderes de negócios e profissionais, ao redor do mundo, que desenvolvem projetos humanitários de combate ao analfabetismo, à pobreza e à fome. Um dos principais projetos reconhecidos mundialmente pelo Rotary é o programa de erradicação da poliomielite, doença contagiosa que já matou milhares de pessoas e quando não mata, deixa sequelas pelo resto da vida.

No mundo inteiro, o Rotary já doou centenas de milhões de dólares em prol da erradicação da doença e hoje a meta é erradicar a doença em países da Ásia, África e Oriente Médio, onde a doença ainda é uma ameaça. “Estamos felizes com essa homenagem, afinal é mais de um século em favor dos trabalhos em prol de uma humanidade melhor.

O Rotary atua em várias frentes, com projetos que visam melhorar a paz mundial, seja por meio da erradicação da fome, do analfabetismo, da pobreza, a proteção ao meio ambiente, campanhas e investimentos no sentido de por fim ou pelo menos reduzir doenças como a Poliomielite, a tuberculose.

Enfim, o Rotary tem cumprido muito bem o seu lema maior, que é ‘dar de si antes de pensar em si”, destacou Pedro Augusto Martins. Fundado em Chicago em 1905, o Rotary, considerado a primeira organização dedicada exclusivamente à prestação de serviços voluntários, se expandiu com grande rapidez mundo afora.

Os Rotary Clubs, são grupos apolíticos, não-sectários abertos a pessoas de todos os credos, culturas e raças, que se reúnem semanalmente para abordar tópicos de importância local e global em ambiente de caloroso companheirismo. Durante a sessão solene, presidentes de vários clubs estiveram presentes, como Ronaldo Medeiros, do RC Piçarra, Carlos Benício da Silva, do RC Ininga, Temístocles Oliveira, do Teresina-Sul, além do governador indicado para o próximo ano, Francisco Alves do Nascimento, os ex-governadores distritais (EGDs) Hermógenes de Oliveira Neto e Simeãos Marques Costa, além de muitos membros de clubes da capital e interior do Estado.

Fonte: Assessoria