Salários de servidores públicos estarão disponíveis na internet

Até então, estes dados eram mantidos em sigilo por determinação jurídica

Até o fim de junho, por determinação da Lei de Acesso a Informação, estarão disponíveis os salários e carga horária dos servidores das três esferas do poder público (judiciário, executivo e legislativo) no site www.portaltransparencia.pi.gov.br. Até então, estes dados eram mantidos em sigilo por determinação jurídica.

Alguns estados tentaram evitar que esta lei fosse sancionada, mas não conseguiram. Agora, quem não cumpri-la sofrerá uma ação de improbidade administrativa, e poderá ser afastado do cargo público.

Denúncias do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), de que alguns professores estariam de licença do Estado enquanto trabalhavam em outras instituições e recebiam os salários, foram decisivas para que a Secretaria de Administração tomasse esta atitude. Foi feito então um cruzamento de dados entre a Controladoria-Geral da União, o TCE (Tribunal de Contas do Estado do Piauí) e o TCU (Tribunal de Contas da União) para verificar o cumprimento da jornada de trabalho dos servidores. As maiores concentrações de faltas e casos como esses foram encontrados em profissionais da área de saúde e vinculados ao magistério.

Fonte: Cíntia Moura