São Francisco do Piauí escolhe novo prefeito neste domingo

O ex-gestor e o vice foram condenados pelo crime de compra de votos e abuso de poder econômico

Os 3.935 eleitores do município de São Francisco do Piauí, localizado a 499 quilômetros ao Sul de Teresina, retornam hoje às urnas para escolher o novo prefeito da cidade.

Essa será a última eleição extemporânea do ano, realizada um dia após o Natal, que foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), depois que o ex-prefeito Heitor Gomes Ferreira (PTB) teve o mandato cassado.

O ex-gestor e o vice foram condenados pelo crime de compra de votos e abuso de poder econômico, praticados durante o último pleito municipal em 2008. Como Ferreira obteve mais de 50% dos votos válidos, o segundo colocado ficou impossibilitado de assumir, obrigando a Justiça Eleitoral a determinar uma eleição extemporânea na cidade.

Os eleitores de São Francisco do Piauí escolhem hoje entre os nomes de Eliésio dos Reis, que tem como vice Josimar João de Oliveira, que concorrem pela coligação A Voz e Força que Vem do Povo (PTB/PP/PDT/PRTB/DEM/PT).

Além de Laerson Lourival de Andrade Alencar, que possui como vice Fabiana Ferreira de Carvalho e Silva, que fazem parte da coligação A Mudança Começou e não Pode Parar (PMDB/PPS).

Com a realização dessa eleição no município de São Francisco, o Piauí termina o ano contabilizando o total de 12 pleitos municipais fora de época. Segundo dados do TRE, 20% das cidades do Estado já tiveram prefeitos cassados, desde que os eleitos em 2008 tomaram posse. Os principais motivos da cassação dos prefeitos nestas localidades foram compra de votos e abuso de poder político e econômico.

O município de São Francisco do Piauí possui 17 seções eleitorais, recebendo do TRE-PI o total de 25 urnas eletrônicas, sendo que oito ficarão na reserva caso surja algum problema.

O Tribunal também encaminhou a cidade dois técnicos de Tecnologia da Informação. O juiz responsável pela realização do pleito é Mário Soares de Alencar. Segundo ele, o clima na cidade é calmo não preocupando as autoridades eleitorais. (L.B)

Fonte: JMN, www.jornalmn.com.br