Sarney e Temer anunciam comissão mista para reforma política no Senado e Câmara

A ideia é concluir esse trabalho em até 40 dias

Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), anunciaram nesta quinta-feira (26) a criação, na próxima semana, de uma comissão mista das duas Casas para consolidar todos os processos em tramitação que tratam de temas relativos à reforma política. A ideia é concluir esse trabalho em até 40 dias, para acelerar o processo nas comissões temáticas das Casas.

?Nós ajustamos que na semana que vem será constituída uma comissão mista para consolidar todos os projetos de reforma política para facilitar a tramitação?, disse Temer.

Para Sarney, a criação da comissão é importante para organizar a discussão, como foi feito sobre o tema do desarmamento. ?A questão da reforma política está amadurecida demais e é uma imposição da consciência nacional de que tem de ser feita. Nós avançamos na questão econômica e na questão social, mas, como políticos, temos que reconhecer que não avançamos neste assunto da reforma política.?

Segundo o presidente do Senado, a intenção é colocar a reforma política na ?agenda? do país. A ideia é que a comissão mista conclua a sistematização dos projetos em até 40 dias para que a discussão possa acontecer de forma mais organizada nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) das duas Casas.

Sarney destacou que existem centenas de projetos tramitando nas duas Casas sobre o tema. No início do mês, o governo encaminhou ao Congresso sete projetos tratando da reforma política.

Fonte: g1, www.g1.com.br