Schwarzenegger pede retomada de casamento gay

Schwarzenegger pede retomada de casamento gay

O governador do estado americano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e o procurador-geral estadual, Jerry Brown, apresentaram nesta sexta-feira uma moção em um tribunal federal para pedir a retomada imediata dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Na última quarta, o juiz federal Vaughn Walker, de San Francisco, se pronunciou a favor do casamento gay na Califórnia ao considerar que a lei que os proíbe atenta contra os direitos fundamentais na Constituição. No entanto, ele bloqueou a retomada imediata de tais casamentos.

O juiz adiou a aplicação da sentença à espera de que sejam apresentados recursos contrários na Corte Federal de Apelações. Os que se opõem ao casamento gay iniciaram na quinta-feira o processo de apelação, o que não foi surpresa, pois desde o primeiro momento se esperava que o caso acabaria na Suprema Corte.

Para Schwarzenegger, o juiz deve ordenar o reatamento imediato do casamento gay em função do "longo histórico da Califórnia de tratar todas as pessoas e suas relações com a mesma dignidade e o mesmo respeito". Por sua vez, Brown, candidato a governador, disse que a sentença do juiz significa que é o momento de retomar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Fonte: Terra