Seca já atinge 192 municípios e cerca de 1 milhão de piauienses

Seca já atinge 192 municípios e cerca de 1 milhão de piauienses

Piauí alcançou neste mês de agosto um dos piores índices da história em relação à seca. Dos 224 municípios, 192 decretaram situação de emergência

O Piauí alcançou neste mês de agosto um dos piores índices da história em relação à seca. Dos 224 municípios do Estado, 192 decretaram situação de emergência, dos quais 156 foram reconhecidos pelo Governo Federal.

O governador Wilson Martins afirmou que esta é uma das piores secas da história e demonstra preocupação com o problema. ?Estamos enfrentando uma das mais difíceis batalhas de todos os tempos. Elaboramos e estamos colocando em pratica vários projetos para amenizar a vida do nosso sertanejo e com planejamento acabar com o problema da falta d?água em todo o Estado?, disse. A estiagem e os efeitos dela já atingiram um milhão de piauienses.

Desde o primeiro semestre, uma equipe coordenada pelo governador desenvolve um conjunto de ações para combater os problemas da estiagem. São serviços emergenciais e de médio-longo prazo que têm como finalidade diminuir o impacto da seca. Entre os projetos em destaque está o da construção de mais de 10 mil cisternas na região do semiárido piauiense. Segundo o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsável pelo projeto, serão construídas 3,8 mil cisternas com capacidade para 52 mil litros e 7 mil com capacidade para 16 mil litros.

Segundo o diretor geral do Emater, Romualdo Militão, serão 7.000 cisternas caseiras e 3.800 cisternas de produção. A construção das cisternas deve começar com a assinatura do termo de serviço. ?Estamos esperando apenas a oficialização, já temos todo o esquema montado e as cisternas começarão a ser construídas ainda neste mês de agosto?, conta.

O Governo do Estado ainda tenta a liberação de R$ 5 milhões para a perfuração de poços no semiárido. O governador Wilson Martins apresentou o pleito ao Ministério da Integração Nacional. Com a liberação do recurso, a estimativa é que sejam perfurados 125 poços para atender à população das cidades mais afetadas com a escassez de água.

O Ministro Fernando Bezerra se mostrou favorável a um acordo. ?É possível alocar o valor solicitado através de recursos emergenciais disponibilizados pelo Governo Federal no programa de enfrentamento da estiagem no Nordeste?.

Fonte: Ananias Ribeiro