Secretaria de Cultura irá firmar parceria com o TRE-PI na ação AJE

No intuito de tornar a sociedade mais consciente do voto

No intuito de tornar a sociedade mais consciente do voto e informar principalmente os jovens sobre a importância do processo para a democracia, a Secretaria de Cultura (Secult) firmou uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), confirmando a sua participação no projeto Ação de Justiça Eleitoral e Cidadania (AJE).

"É um projeto extremamente importante, que utiliza a música e o teatro para alcançar os jovens, principalmente aqueles que estão no Ensino Médio. A Secretaria vai ajudar com as atividades culturais e com a cartilha. No início de agosto queremos assinar o Termo de Cooperação Técnica com o TRE", detalhou o secretário Fábio Novo (PT).

Na ocasião, o gestor esteve reunido com o presidente do tribunal, o desembargador Edvaldo Moura, corroborando o compromisso do órgão com a iniciativa, verbalizando para avanços significativos em toda a comunidade. Cabe ressaltar que outras instituições já integram a rede de colaboradores do projeto, dentre elas, Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Piauí, Ibama e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, dentre outros.

O esforço conjunto foi comemorado por Moura, que vê na AJE uma porta de entrada para o debate e a participação do cidadão na construção do processo eleitoral. "Através da ação, trabalhamos a conscientização de todo o eleitorado", afirmou.

Opinião compartilhada pela coordenadora do projeto, Esther de Sá Castelo Branco, indicando que essa é uma forma de aproximar a Justiça Eleitoral do público, ajudando na formação de uma visão ampla de cidadania. "Para isso, dependemos de parceiros. Estamos muito felizes com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura", concluiu.

Fonte: Francy Teixeira