Secretária Rejane Dias fala de reestruturação após seis meses sem repasse

O evento reuniu cerca de 60 gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), que abrange 11 municípios da região norte do Piauí

A secretária estadual de Educação, Rejane Dias, debateu no Liceu de Parnaíba o sistema público de saúde estadual durante o segundo Encontro com Gestores da Educação. O evento reuniu cerca de 60 gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), que abrange 11 municípios da região norte do Piauí.

Rejane Dias lembrou os esforços da Seduc para garantir a posse dos professores de forma célere. Também destacou o restabelecimento dos repasses de custeio para as escolas, como recursos para merenda escolar, manutenção e a garantia do transporte escolar.

"As escolas passaram cerca de seis meses sem repasses. Com isso, muitas delas estão em condições estruturais ruins e com muitas dívidas. Vai levar um tempo, mas estamos trabalhando para reformarmos todas", completou.

O gerente da 1ª GRE, Roberto Fernandes, destacou que a falta de professores é o principal problema enfrentado pelas escolas da região. Mas acrescentou estar confiante que a contratação dos 700 professores concursados e mil temporários vai sanar boa parte da escassez. "Podemos não ficar em uma situação ideal, mas estaremos em condições garantirmos um bom trabalho", destacou.

Ao finalizar, Rejane Dias declarou que já está pronto o edital para a nova sistemática de eleição para diretores de escola. "Agora, antes da eleição, o diretor vai fazer teste e curso de gestão escolar para compor um banco de gestores", disse.

 

Fonte: Ananias Ribeiro