Secretário defende inclusão da Sejus no Fundo de Segurança

A questão ganha o consenso das bancadas, mesmo as oposicionistas

Previsto para ser votado no próximo mês, o projeto que estipula a criação do Fundo Estadual de Segurança (FESP) foi defendido pelo secretário de Justiça, Daniel Oliveira, que reiterou a importância da aprovação da matéria. Em tramitação no Poder Legislativo, a questão ganha o consenso das bancadas, mesmo as oposicionistas. A dúvida contudo continua centrada na destinação dos recursos, já que parte dos deputados defende que o setor da Justiça também seja abarcado pela iniciativa. “Compreendo que para ser segurança tem que cuidar das penitenciárias, pois responde a um ciclo, esperamos contar com o Fundo e o apoio nessa causa”, relatou o gestor.

Tal apoio é majorado pela emenda proposta pelo deputado estadual Dr.Hélio Oliveira (PTC), que concederia 30% das dotações do FESP para o setor, visando o aparelhamento dos presídios e a evolução no sistema como um todo, de modo que a segurança possa ser pensada como um conjunto. “Entendemos que o Fundo Estadual de Segurança Pública também deve abarcar a Secretaria de Justiça, tendo em vista os graves problemas pelos quais passa o sistema penitenciário piauiense”, declarou. A pauta, em parceria com o Fundo de Combate às Drogas, completa a reforma administrativa encaminhada pelo Governo do Estado.

AÇÕES – Atento aos casos de violência que ocorrem nos presídios piauienses, o secretário de Justiça verbalizou sobre as ações tomadas pela pasta na prevenção dos casos, tal como na apuração dos crimes cometidos dentro das unidades. Preocupação que é tida como uma das prioridades do setor. Sobre a morte ocorrida na última terça, 16 de junho, Oliveira foi enfático. “Existem grupos que se formam na rotina e disputam, mas a Polícia está atenta e vamos na busca pelo autor”, indicou. Segundo o gestor, a segurança nas penitenciárias têm sido trabalhada dia após dia. “Estamos investindo em tecnologia, além dos detectores de metal, raio-X”, concluiu.

Fonte: Francy Teixeira