Seguindo ordem de Obama, general raspa cabelo de apresentador

No programa, Colbert recebeu o general Ray Odierno, que aceitou até virar motivo de piadas

Com uma ordem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o general Ray Odierno, comandante das tropas americanas no Iraque, raspou o cabelo do apresentador Stephen Colbert. É claro que essa frase soa de forma estranha, mas o fato ocorreu na noite de segunda-feira (8), durante o programa The Colbert Report, no canal a cabo Comedy Central.

Colbert, que apresenta um programa de sátira política com grande audiência, está no Iraque para uma série de quatro programas com a qual pretende chamar a atenção dos americanos para a guerra, que tem perdido espaço na mídia diante da crise mundial e da situação precária do Afeganistão. O governo americano parece ter gostado da ideia e embarcou na brincadeira.

No programa de entrevistas, Colbert recebeu o general Ray Odierno, que aceitou até virar motivo de piadas para ?divulgar? a guerra no Iraque. ?Estou intimidado com a presença do senhor?, disse Colbert. ?Não porque você é um general, mas porque tenho a impressão que estou entrevistando o [personagem de desenho animado] Shrek?, afirmou. Na sequência da entrevista, Odierno diz que os EUA ?ainda não podem declarar vitória? e que ?há muito trabalho a fazer?. ?O povo iraquiano quer democracia e quer uma vida melhor para seus filhos?.

Em seguida, Colbert pergunta a Odierno o que o general achou de seu desempenho em um treinamento com militares americanos. Irônico, o general responde que eram cenas ?irreais?, já que Colbert, dono de um topete chamativo, precisava ter o ?mesmo corte de cabelo dos soldados?. O que se seguiu a isso foi uma seqüência muito bem ensaiada. Barack Obama apareceu em um telão e, sério, ordenou que Odierno cortasse o cabelo do apresentador. ?General, como comandante-chefe em ordeno que você raspe a cabeça desse homem?. Simulando contrariedade, Colbert deixou Odierno cumprir a ordem do presidente.

Além de apresentar seu programa a partir do Iraque, Colbert fez mais para chamar a atenção para o conflito. O comediante aproveitou o fato de ter sido escolhido editor-convidado da revista Newsweek nesta semana e fez uma edição especial sobre o Iraque.

Confira abaixo o vídeo, em inglês, com a entrevista e o ?corte? de cabelo de Colbert:

Fonte: g1, www.g1.com.br