Segundo turno registra 182 ocorrências e 55 substituições de urnas no Piauí

Segundo turno registra 182 ocorrências e 55 substituições de urnas no Piauí

No primeiro turno, 84 urnas foram substituídas com algum problema no Estado

Pelo menos 182 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas foram registradas no Piauí durante o segundo turno das eleições para presidente da República. Ao todo, 55 urnas foram substituídas. Os dados foram apresentados na noite de ontem, 26, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Edvaldo Moura. O número de ocorrências foi 24% menor do que o registrado no primeiro turno, quando 239 urnas apresentaram algum de tipo de problema no Piauí. No primeiro turno, 84 urnas foram substituídas com algum problema no Estado.

Entre os problemas registrados nas urnas do Piauí, houveram defeitos com o sistema de energia elétrica (somando 26 ocorrências, tendo a energia sido restabelecida em 21 casos), problemas com o leitor biométrico, urnas que ligavam, não inicializavam, problemas no teclado ou no visor, falha na impressão, bateria em nível crítico, e defeitos na bobina. Apenas relacionadas à biometria, foram 17 ocorrências no Estado, e mais 17 problemas de travamento de urnas eletrônicas.

FURTO – O Tribunal Regional Eleitoral também comentou o caso de um funcionário terceirizado que foi preso na sede do TRE-PI enquanto tentava roubar baterias de urnas eletrônicas. De acordo com o órgão, o técnico não era servidor da Justiça Eleitoral, e prestava serviços ao Tribunal. As urnas pertenciam à 63º zona eleitoral.

Ele foi flagrado pela equipe de segurança do próprio TRE-PI. O furto estava ocorrendo no depósito de urnas, onde ocorre a inseminação dos dados para as eleições do segundo turno, no prédio do Tribunal, no Centro de Teresina. O homem foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, onde foi colhido depoimento. Em seguida, o técnico foi encaminhado para detenção. “As baterias que ele tentou furtar estavam em baixa, ou seja, inutilizadas e não causaram nenhum efeito no processo eleitoral”, informou o TRE-PI.

Clique aqui e curta a página do Portal Meio Norte no facebook

 

 

Fonte: Savia Barreto