Sejus vai implantar sistema para melhorar distribuição de remédios

Objetivo é contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos

Vinte profissionais de saúde da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) participaram de capacitação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, no DataSUS do Ministério da Saúde, em Teresina. A capacitação se deu em torno do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Horus), que visa qualificar a gestão da assistência farmacêutica nas três esferas do Sistema Único de Saúde.

Image title

O objetivo é contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população carcerária.

Para o consultor técnico do Ministério da Saúde, Ednardo Bezerra, o programa é um grande aliado à transparência da gestão farmacêutica, ajuda a evitar o desperdício e agiliza o trabalho de distribuição de remédios. “O programa recebeu o nome de Horus, que significa 'olho que tudo vê', por conta do controle que ele oferece. Utilizado em todo país desde 2010, é oferecido para qualquer unidade conveniada com o SUS a custo zero”, diz Ednardo.

A partir da implantação do programa e capacitação dos funcionários, todos os pedidos serão feitos via internet, diminuindo o trabalho e as papeladas para pedidos de medicamentos. A Sejus acredita que, assim, a distribuição dos remédios acontecerá de forma mais rápida para as unidades penitenciárias do Piauí.

Fonte: Com informações do Portal do Governo