Senador João Vicente está só fazendo discurso, responde Átila

Senador João Vicente está só fazendo discurso, responde Átila

Segundo Lira, o senador desconhece a política educacional do Estado e precisa se informar melhor

Durante entrevista na tarde desta quinta-feira (16), o secretário estadual de Educação, Átila Lira, se mostrou indignado com as declarações feitas pelo senador João Vicente Claudino. "Estamos trabalhando diuturnamente e o senador só fazendo discurso".

Segundo Lira, o senador desconhece a política educacional do Estado e precisa se informar melhor. "O Piauí é um dos estados que tem os principais programas educacionais do pais e com resultados positivos", afirmou.

Citou a implantação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) e a expansão da rede de escolas em Tempo Integral que passou de 14 para 181 escolas como grandes conquistas em 2011.

Acrescentou ainda como uma das ações importantes da Seduc a correção da distorção idade/serie e do fluxo escolar através dos programas Qualiescola, Alfa e Beto, Se Liga e Acelera.

Para 2012, falou com entusiasmo do programa Palavra de Criança, programa de apoio aos municípios para melhorar a alfabetização de crianças na idade certa em parceria com o Unicef, que será implantado já em 150 municípios.

"Temos ainda o programa de mediação tecnológica que já começa esse ano atendendo inicialmente 300 escolas, inclusive da zona rural do Piauí, sendo 127 escolas rurais da rede estadual", revelou.

Ainda segundo o secretario, o programa de educação profissional, já considerado um dos melhores do nordeste, também apresenta resultados extremamente positivos. "Saímos de 35 escolas estaduais para 59 escolas em todo o Estado em 2012", disse.

Falou também do ensino técnico profissionalizante utilizando a informática que vai funcionar em mais de 100 municípios através do programa E-tec, com ensino a distancia.

Sobre as escolas de Tempo Integral, Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), o secretario afirma que já em 2012 o Piauí será contemplado pelo Mec com mais 170 novas escolas estaduais e 450 municipais. "Incluindo escolas da rede municipal de Teresina, informação essa que o próprio senador demonstra ou parece desconhecer", pontua.

O ultimo levantamento feito pelo Programa Internacional de Avaliação de alunos (Pisa), inclusive coloca o Piauí acima de vários estados do nordeste como Sergipe, Maranhão, Alagoas, para citar alguns.

"O senador precisa se informar melhor sobre a realidade da Educação do Piauí, estado que tem melhorado vários índices educacionais nos últimos anos. A educação é uma prioridade do governador Wilson Martins. Melhoramos índices como a alfabetização de adultos, a evasão escolar e o Ideb. Admito que o Piauí precisa avançar ainda mais, e quero inclusive que o próprio senador dê a sua contribuição para a educação do estado", finaliza.

Fonte: Jornal Meio Norte