Senador mineiro Eliseu Resende (DEM-MG) morre aos 81 anos

Senador mineiro Eliseu Resende (DEM-MG) morre aos 81 anos

O cargo deve ser ocupado pelo primeiro-suplente do senador, Clésio Soares de Andrade.

O senador Eliseu Resende (DEM-MG) morreu às 19h25 deste domingo no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Segundo o hospital, ele estava internado desde 28 de novembro e teve complicações após uma cirurgia para operar uma neoplasia intestinal - um tumor no intestino. Resende também sofria de insuficiência cardíaca e renal. A causa da morte, de acordo com o Incor, é falência de múltiplos órgãos.

O político mineiro tinha 81 anos e seu mandato era válido até 31 de janeiro de 2015. O cargo deve ser ocupado pelo primeiro-suplente do senador, Clésio Soares de Andrade.

Resende foi eleito deputado federal pelo Estado de Minas em 1994, com 108.343 votos. Em 1998, o ex-ministro foi reeleito com 128.146 votos (1998). Em 2006, Resende venceu a disputa ao Senado pelo antigo PFL, com 60,89% dos votos válidos (5.055.629 votos).

De 1964 a 1967, o senador foi Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). Já de 1979 a 1982, no governo João Figueiredo, foi ministro de Estado dos Transportes. Em 1993, foi nomeado ministro da Fazenda.

Nascido em Oliveira (MG), no dia 7 de fevereiro, Resende era graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1954.

O senador foi Chefe do Departamento de Engenharia do Banco de Crédito Real e, depois, professor do Curso de Engenharia Nuclear do Instituto de Pesquisas Radioativas da UFMG.

O democrata foi fundador e professor do Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais. Em 1961, se tornou Mestre em Ciências Matemáticas pela Universidade de Nova York e, dois anos depois, PhD (Doctor of Philosophy) em Ciências Matemáticas pela Universidade de Nova York.

Políticos lamentam

Políticos lamentaram, na noite deste domingo, o anúncio da morte do senador mineiro Eliseu Resende (DEM-MG). O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), divulgou nota de pesar sobre a morte. "Registro com pesar a perda para Minas de um dos mais íntegros homens públicos de sua história", diz nota do governo.

Além do atual governador mineiro, o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, que disputou o Palácio da Liberdade com Anastasia, também lamentou a morte de Resende. "Acabo de receber, através do presidente José Sarney, a triste notícia do falecimento do meu amigo e ilustre senador mineiro, Eliseu Resende".

Fonte: Terra