Senador Wellington Dias destaca Fazenda da Paz no plenário

Senador Wellington Dias destaca Fazenda da Paz no plenário

O senador disse que estudos mostram que a dependência química afeta 6% da população mundial.

Em discurso no Plenário na noite da última terça-feira, dia 22, o senador Wellington Dias (PT) apontou o consumo de substâncias psicoativas como um dos principais problemas de saúde do mundo. O senador disse que estudos mostram que a dependência química afeta 6% da população mundial. No Brasil, cerca de 1,8 milhão estão envolvidos com o consumo de drogas.

Wellington Dias disse que dados revelam que o poder destrutivo do crack é maior do que a maioria das drogas e que, por ter baixo custo, tem um mercado cativo. Ele lembrou que, antes, o problema era das grandes cidades, mas hoje o crack atinge pequenas cidades e até comunidades rurais. ?Em 91% dos municípios brasileiros, não há programa de recuperação para dependentes do crack?, afirmou o parlamentar.

O senador reconheceu o esforço do governo federal em relação ao assunto, mas disse que as medidas ainda não são suficientes. Wellington Dias ainda acrescentou que, com as drogas, vem o aumento da violência, com roubos e assassinatos, principalmente de jovens e adolescentes. Ele também lamentou o crescimento da participação feminina no tráfico e no consumo de drogas. ?Isso fragiliza ainda mais o núcleo familiar?, disse.

UNIDADE FEMININA - O senador ainda acrescentou que várias instituições do Piauí estão organizando uma campanha para a construção de uma unidade feminina para tratamento de dependentes químicos no estado. Wellington disse que, hoje, não há nenhuma unidade especializada em tratar de mulheres dependentes no Piauí. O senador reafirmou que o combate às drogas é uma das linhas de atuação de seu mandato em Brasília.

Fonte: Ananias Ribeiro