Senador Wellington Dias (PT) propõe comissão para índios

Senador Wellington Dias (PT) propõe comissão para índios

Dias é integrante da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Povos Indígenas.

O senador Wellington Dias (PT) propôs a criação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado de uma Subcomissão Temporária para tratar especificamente de assuntos relacionados aos indígenas.

“Para resolver os problemas que os indígenas brasileiros enfrentam precisamos centrar na raiz das questões. Um grupo de trabalho específico de parlamentares para tratar do tema pode articular uma política séria que atenda às demandas dos indígenas brasileiros”, destacou.

Dias é integrante da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Povos Indígenas que na última quartafeira deliberou sobre a pauta dos trabalhos para este ano. Um dos objetivos dos parlamentares integrantes da Frente é se reunir com a presidenta Dilma Roussef para discutir as questões indígenas do Brasil.

“Precisamos cuidar dos problemas emergenciais, como a questão das terras, mas também devemos com o governo federal e o Congresso Nacional pensar em algo maior”, defendeu o senador piauiense. No ano passado, Wellington Dias participou da abertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas e do Fórum Social dos Povos Indígenas, que aconteceu na cidade de Porto Nacional, em Tocantins, e reuniu mais de 1.400 indígenas de 38 etnias.

“Temos representantes de praticamente todos os setores da sociedade, exceto os índios. Isso ocorre porque o contingente populacional indígena – 800 mil índios e índias – está disperso pelo Brasil. Estamos trabalhando a idéia de criar uma cota especial, mesmo que num período transitório, para que essa realidade mude”, concluiu.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte