Serra e Dilma estão tecnicamente empatados, diz pesquisa Datafolha

Serra e Dilma estão tecnicamente empatados, diz pesquisa Datafolha

Serra aparece com 39%, um ponto percentual à frente da candidata petista; Marina Silva com 10%

Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão tecnicamente empatados na corrida eleitoral, aponta a última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (2) pelo jornal Folha de S.Paulo. O tucano aparece com 39% da preferência do eleitor, enquanto a petista tem 38%. O resultado é diferente de duas recentes pesquisas, do Vox Populi e do Ibope, que indicavam Dilma na liderança, com uma margem de 5%.

Na terceira colocação aparece a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV), com 10%. A pesquisa entrevistou 2.658 pessoas entre quarta-feira (30) e quinta-feira (1) e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A porcentagem dos que responderam que preferem votar em branco ou nulo é de 5%, enquanto 9% afirmaram não saber em quem votarão.

Em um eventual segundo turno, a pesquisa dá vantagem para Serra (47% contra 45% da petista).

Na pesquisa espontânea, quando o pesquisador pergunta a preferência do eleitor sem sugerir nenhum nome, o levantamento mostrou vantagem para Dilma, com 22% das inteções de voto, contra 19% de Serra. Marina aparece com 3%. No quesito rejeição, Serra lidera com 24%, enquanto 20% dizem que não votariam em Dilma. Já Marina possui 14%.

Mudança

O empate técnico apontado pelo Datafolha difere da vantagem de Dilma Rousseff registrada pelo Vox Populi, em pesquisa divulgada na última terça-feira (29). Nela, a petista apareceu com 40% das intenções de voto, contra 35% do tucano e 8% de Marina. Seis dias antes, outra pesquisa, do Ibope, apresentou os mesmos números para Dilma e Serra, e 9% para a candidata do PV.

Já o último levantamento do Datafolha, dos dias 20 e 21 de maio, apontava para outro empate técnico entre os candidatos de PSDB e PT ? ambos com 37%. Marina estava em terceiro, com 12% das intenções de voto.

Fonte: R7, www.r7.com