Sete municípios realizam eleições para prefeito tranquilas

Cerca de 76,5 mil eleitores estão aptos a voltar às urnas neste domingo (1º)

A votação nas eleições para prefeito em sete municípios transcorre sem problemas, segundo informações dos Tribunais Regionais Eleitorais, responsáveis pela organização dos peitos nas cidades.

Cerca de 76,5 mil eleitores estão aptos a voltar às urnas neste domingo (1º) para escolher prefeito e vice-prefeito para o período entre 2009 e 2012.

As sete cidades, em quatro estados, passam por novas eleições porque, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesses locais os registros de candidatura dos eleitos em outubro do ano passado foram negados em definitivo.

Nas quatro cidades maranhenses onde há eleição neste domingo, Amarante do Maranhão, Bacabeira, Centro Novo do Maranhão e Vila Nova dos Martírios, não foram registrados incidentes, de acordo com o TRE-MA.

Nessas cidades, 350 policiais militares, 20 agentes da polícia federal e 140 homens do Exército garantem a tranquilidade da votação.

Em Amajari (RR), a votação foi tranquila na parte da manhã, segundo a assessoria de imprensa do TRE-RR. A totalização dos votos será feita em Boa Vista. O resultado deve ser conhecido até as 20h do horário local (21h de Brasília).

Em Patu (RN), de acordo com o TRE-RN, 30% do eleitorado já havia comparecido às urnas nas primeiras horas de votação. A cidade possui 7.875 eleitores e 26 sessões eleitorais.

O presidente do TRE-RN, desembargador Expedito Ferreira de Souza, confirmou a presença de tropas da Polícia Militar em todos os locais de votação do estado para garantir a tranquilidade dos eleitores na hora do voto e da apuração.

Em Braço do Norte (SC), conforme o TRE-SC, das 63 urnas instaladas, nenhuma precisou ser substituída. Em relação a ocorrências policiais, foi registrada uma para dispersar o acúmulo de cabos eleitorais que dificultavam o acesso a uma zona de votação. O tribunal estima resultado por volta das 18h30.

Regras

Nas sete cidades, os eleitos em outubro registraram mais de 50% dos votos válidos. No entendimento do TSE, nas cidades com menos de 200 mil habitantes, faz-se necessário a realização de uma nova eleição nesses casos.

Para votar, o eleitor deve levar título eleitoral ou documento de identificação com foto.

Outras cidades

Segundo o TSE, desde outubro, dez cidades realizaram novas eleições referentes ao pleito de 2008. Além disso, outros 14 municípios terão novas eleições até o começo de abril, entre eles a cidade de Londrina (PR), no dia 29 de março, e Santarém (PA), em 4 de abril.

Fonte: g1, www.g1.com.br