Silas Freire entrega Cartilhas dos Direitos dos Autistas na AMA

O parlamentar foi recebido por alunos, pais e pela equipe da AMA.

Esta sexta feira (4) foi especial para o deputado federal Silas Freire ( PR-PI), é que ele esteve na AMA- Associação de Amigos dos Autistas para entregar as Cartilhas dia Direitos da Pessoa com Autismo e conhecer as necessidades da instituição que dá apoio para educação e tratamento de crianças, jovens e adultos com autismo.

O parlamentar foi recebido por alunos, pais e pela equipe da AMA e fez a entrega das cartilhas para eles: " O que eu trouxe aqui foi informação, ainda há muita dificuldade em se entender mais sobre o autismo e é preciso disseminar entre os familiares, educadores e a população em geral, os direitos dos nossos irmãos autistas para que sejam cumpridos. Nós viemos aqui não apenas para entregar as cartilhas mas para propor uma ampla discussão sobre o tema. São irmãos especiais e que precisam de uma atenção especial" destacou Silas Freire.

Para Rosália Sousa, presidente da AMA, a visita de Silas Freire demonstra o interesse dele em ser um parceiro, um colaborador “Precisamos de alguém que lute por nós. É importante esse apoio e poder dizer ao Silas, você nos representa”, disse.

Ela ainda enfatiza as principais necessidades da entidade " Temos uma demanda de 148 alunos, mas há um lista de espera de cerca de 60 pessoas e a nossa equipe precisa de mais profissionais: hoje contamos com 29 professores, 6 fonoaudiólogas, 3 fisioterapeutas e 4 psicólogos, mas todos com uma carga horária bastante reduzida. Precisamos ainda de um transporte que possa auxiliar os serviços ou atender alguma emergência e mais salas de aula." explicou a presidente.

Após ouvir as carências que a AMA enfrenta, Silas Freire deu uma boa notícia a todos: “As emendas pertencem ao titular e eu tenho conseguindo emendas extra orçamentárias, mas estou me comprometendo para o orçamento que será liberado ano que vem com uma emenda para a AMA de Teresina, para a edificação física, compra de equipamentos e manutenção.”, se comprometeu o deputado.

Pra finalizar, o deputado federal Silas Freire ainda falou sobre a legislação que envolve a questão da pessoa com autismo “ Queremos buscar ideias para torná-las em legislação para favorecer os autistas. A mãe do autista , por exemplo, larga tudo para viver esse amor, será que o estado não poderia estar colaborando com essa necessidade especial? Outra questão é que os autistas não podem usufruir da pensão deixada por algum parente que, por ventura venha a falecer, como fica a situação dele? Vai ficar desamparado? São muitas as indagações envolvendo a pessoa com autismo e estamos nos inteirando delas para colaborar no que for possível”.

Fonte: Com informações da Assessoria