Sílvio reúne secretários e anuncia candidatura ao Governo do Estado

Depois de mais de 20 anos no comando da Prefeitura de Teresina, o PSDB deixará o reduto tucano que teve no Estado

Depois de 20 anos no comando da Prefeitura de Teresina, o PSDB deixará o reduto tucano que teve no Estado. Na manhã de ontem, o prefeito Sílvio Mendes (PSDB) reuniu todo o secretariado municipal, a portas fechadas, para agradecer ?a caminhada? e anunciar sua candidatura ao Governo do Estado. O tucano confirmou sua saída da Prefeitura na próxima quarta-feira.

Mendes ressaltou que o encontro, ao contrário dos anteriores, foi uma mensagem de agradecimento e ?não mais de cobrança?. O tucano afirmou, pela primeira vez, que deixará o comando da Prefeitura de Teresina para o seu vice, Elmano Ferrer (PTB). ?Estamos em um processo de cumprimento de lei. Nessa quarta-feira, as 11:30 horas, será anunciado o que todo mundo já sabe?, diz.

O secretário municipal de Administração, Luciano Nunes (PSDB), que também é presidente regional do PSDB no Piauí, afirmou que o partido não se sente intimidado por deixar o cargo que é considerado o único reduto dos tucanos no Estado. ?É melhor pecar por ação que por omissão. Ao renunciar ao cargo, o Sílvio está mostrando que não tem apego ao cargo, mais sim zelo pela coisa pública. A renúncia é em nome de um projeto maior. Faz parte do jogo e estamos indo para a luta?, argumentou.

Dívidas ? Sílvio Mendes voltou a falar que tem confiança em Elmano e que o mesmo assumirá a Prefeitura sem problemas financeiros. Indagado sobre as denúncias apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores que afirmaram que a Prefeitura de Teresina está inadimplente e que, por isso está impossibilitada de realizar convênios com o Governo Federal, o prefeito explicou que a Prefeitura ?nunca esteve em uma situação financeira tão confortável?.

O prefeito reconheceu que algumas informações referentes aos gastos da Prefeitura ainda não foram passados na totalidade para os órgãos competentes, mas que o prazo só se encerra dia 30. ?Então, nós cumprimos com a lei de responsabilidade fiscal?, garante, acrescentando que, no ano passado, a Prefeitura realizou investimentos da ordem de R$150 milhões e que, para esse ano, a Prefeitura já disponibiliza recursos da ordem de R$122 milhões. ?Sem contar IPTU, que está sendo recolhido até depois de amanhã, parcelas do FPM e ICMS do dia 31. Todos os servidores, a folha de pagamento está sendo concluída até o dia 31. Não temos crises, a situação é confortável e o Elmano, que será agora o meu prefeito, vai ter todas as condições de fazer muito mais do que nós fizemos?, finaliza. (M.M)

Fonte: Mayara Martins