Situação da Uespi será debatida por deputados estaduais

Situação da Uespi será debatida por deputados estaduais

A realização do seminário foi acordada pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa.

Os deputados estaduais piauienses irão se reunir após o feriado da Semana Santa para debater novamente a situação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A realização do seminário foi acordada pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Na semana passada, o reitor da Uespi, Carlos Alberto, apresentou na Comissão de Administração Pública da Alepi um relatório com os dados referentes ao orçamento da instituição, fontes de financiamento, quantidade de alunos e servidores, número de cursos de graduação e pós-graduação,.

?Durante o seminário teremos o tempo necessário para aprofundar a discussão das dificuldades vividas pela Uespi. Respondidas essas questões, vamos buscar alternativas para resolver os problemas mais urgentes da instituição?, pontou o deputado estadual João de Deus (PT). Ele lembrou que a Uespi diminuiu de tamanho, já tendo inclusive funcionado na Bahia e no Tocantins.

?Mas continua um gigante, por conta da descentralização sem um estudo aprofundado da viabilidade dos cursos em determinados municípios?, acrescentou.

Além do Sindicato dos Professores da Uespi, serão convidados representantes das Secretarias de Educação e Administração, Andes (Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), e Diretório Central dos Estudantes.

?Vamos saber da Andes como as universidades conseguem sobreviver à crise e qual o papel do Ministério da Educação nesse processo?, adiantou João de Deus.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte