"Só no Piauí, estão sendo instaladas 1.127 UBS", diz ministro Arthur Chioro

Só no Piauí, 1.127 UBS estão sendo reformadas, construídas ou ampliadas

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, em visita ao Piauí, na última sexta-feira (27), afirmou que o Programa Mais Médicos entra agora na fase de investimentos em in-fraestrutura na saúde, sobretudo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de todo o Brasil. Só no Piauí, 1.127 UBS estão sendo reformadas, construídas ou ampliadas.

Destas, 876 já estão em obras e 251 já foram concluídas. Há ainda investimento nas Unidades de Pronto- Atendimento (UPA), com a construção de 13 novas UPAs, das quais nove já estão em construção e quatro já foram concluídas.

Esses investimentos, segundo o ministro, é o fim dos "postinhos de saúde".

"O programa Mais Médicos não existe só para levar médicos para as comunidades que necessitam. Isso o programa já fez. Agora, além disso, ainda temos outras pontos que precisam de atenção.

Vamos investir em infraestrutura e só com investimentos do Governo Federal, fora o que será investido pelos municípios, serão construídos, ampliados ou reformados 26 mil Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil", disse.

Arthur Chioro veio ao Piauí para participar do Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, que avalia os primeiros meses do programa no Estado. Para o ministro, apesar de o programa ter sido implantado há apenas oito meses, os resultados são muito bons, sobretudo no Piauí.

"Os resultados são maravilhosos, principalmente no Piauí. O número de consultas aumentou 66% e também o acompanhamento no pré-natal, o que irá impactar de forma positiva na mortalidade infantil e materna.

O programa fez aumentar também de 90% a 100% o número de atendimentos nas pequenas urgências e emergências dos municípios, impactando nas grandes urgências e emergências que podem se dedicar a casos mais graves", afirmou.

O Piauí possui hoje 327 profissionais do Programa Mais Médicos, sendo 285 intercambistas e 42 brasileiros. Eles estão distribuídos em 167 municípios, 30 com brasileiros e 137 com intercambistas individuais e cooperação.

Fonte: Pollyana Carvalho