Sujeira nas ruas de Teresina ainda reflete o pleito eleitoral

Sujeira nas ruas de Teresina ainda reflete o pleito eleitoral

Apesar da Lei do Lixo Zero, implantada pela Prefeitura de Teresina no primeiro semestre, cabos eleitorais de candidatos não tiveram o menor pudor em sujar mais uma vez toda a cidade com santinhos

O trabalho de limpeza nas ruas da capital começou logo no início da manhã da segunda (06), “santinhos” de candidatos e garrafas pet montavam o principal cenário da sujeira. A Prefeitura Municipal de Teresina iniciou os trabalhos logo nas primeiras horas, contudo, a grande quantidade de material de campanha fez com que os próprios moradores ajudassem no recolhimento.

Os reflexos desse problema incomodam a população, que pede uma fiscalização mais rígida em torno da prática.

“Esses papéis espalhados atrapalham demais, além de ficar algo feio, de mau gosto. Isso tinha que ser verificado com cuidado, não pode acontecer, é um absurdo”, destaca a autônoma Lidiana Oliveira. A teresinense conta que a ação demonstra uma falta de educação por parte dos candidatos. “Quem passa por aqui e vê isso fica chocado, tem que haver uma maior conscientização”, diz.

A situação teria piorado na madrugada de sábado (04) para domingo (05), desse modo o pedido se volta para a fiscalização. “Olha, isso prejudica demais, jogaram esses papéis um pouco antes da eleição para o povo passar, pegar e votar neles. O bom é que a Prefeitura já começou a limpar, mas é muita sujeira”, detalha a zeladora Teresinha Almeida. Ela afirma que a tática adotada por alguns candidatos é falha. “Me dá raiva ver esses papéis aí, eu mesmo não voto nesses que ficam jogando papéis na rua”, afirma.

O trabalho árduo de limpeza teve que ser realizado diversas vezes durante a campanha. “Varri a sujeira da porta da minha casa logo ontem, eu que não vou deixar esses santinhos na calçada, prezo sempre por tudo organizado e acho que assim deveria ser com todos”, finaliza Almeida. Os sacos repletos com material de campanha, garrafas pet e latinhas puderam ser vistos durante todo o dia na capital piauiense, o trabalho ainda promete se estender na terça (07), no intuito de que finalmente a cidade possa perceber suas vias mais limpas.


 

Fonte: Francy Teixeira